Blog Phytotratha

Acne: Causas, Sintomas, Tipos e Tratamentos

Capa: Acne: Causas, Sintomas, Tipos e Tratamentos

Acne

A acne é uma doença caracterizada pela inflamação da unidade pilossebácea (folículo piloso em associação com a glândula sebácea), sendo um problema comum entre adolescentes e jovens adultos.
O desenvolvimento da acne está diretamente relacionado com o aumento e alteração dos níveis hormonais, que podem estar relacionados com a puberdade, estresse, má alimentação, desiquilíbrio hormonal (relacionado com a acne adulta), mudança climática, textura errada de cosméticos, entre outros. Com essas alterações as glândulas sebáceas passam a produzir mais sebo, obstruindo o folículo piloso favorecendo o crescimento e multiplicação da Propionibacterium acnes que consome as secreções produzidas pelas glândulas sebáceas e quando entram em contato com os poros cutâneos leva à inflamação aos folículos pilosos, resultando na rápida proliferação bacteriana, ocorrendo uma inflamação local.

Sintomas

A acne causa inchaços elevados, sensibilidade, dor, coceira e vermelhidão, são frequentes na face, pescoço, costas, peito e ombros. Em alguns casos pode haver bolsas com pus que devem ser tratadas para não agravar a inflamação.

Tipos de Acne

Comedões abertos ou cravos pretos: É o acúmulo de células mortas, queratina e sebo, dentro de um folículo piloso dilatado (os conhecidos poros abertos). A tonalidade mais escura ocorre quando o ar entra em contato com o comedão, oxidando e contribuindo para seu escurecimento.

Comedões fechados ou cravos brancos: Se formam dentro de um folículo piloso, são fechados e recobertos de queratina, assim não entram em contato com ar evitando a oxidação, mantendo branco e amolecido.

Pápulas: É considerada um tipo moderada de lesão acneica, geralmente menor que um centímetro de diâmetro, caracterizada com mudanças na cor (avermelhada) e textura elevada da pele (inchaço) normalmente são dolorosas. Embora o acúmulo de sebo e células mortas contribuam para o surgimento da pápula inflamatória, a bactéria Propionibacterium acne também pode desempenhar um papel no entupimento dos poros, ocasionando em uma infecção abaixo da superfície da pele, podendo resultar em manchas de hiperpigmentação pósinflamatória.

Pústulas: Causada por uma inflamação intensa na pele contendo pus, são frágeis e podem romper com o atrito ou pressão, liberando esse material purulento e, por vezes, sangue. É comum a pele ao redor e abaixo da pústula estar avermelhada, em decorrência da inflamação. O sintoma mais comum é dor local e a coceira.

Nódulos: Lesão caracterizada pela inflamação que se expandem pelas camadas da pele, ao contrário das pústulas e pápulas, os nódulos são tão profundos que podem levar à destruição de tecidos, ocasionando cicatrizes.

Cisto: Trata-se de um tumor benigno, com conteúdo sólido, pastoso ou líquido, com diâmetro maior que 3 cm, apresenta inchaço com coloração avermelhada ou esbranquiçada, normalmente é doloroso ao toque. Se encontra na camada mais profunda da pele, desenvolvendo-se quando os poros estão entupidos, por uma “cápsula” que não estoura facilmente, contendo excesso de queratina, células mortas, sebo e bactérias, ocasionando uma inflamação e aumento das chances de infecção local. Cisto é a maior forma da acne.

Tratamento para Acne

Se você tem pele propensa a acne, o ideal é utilizar produtos específicos para regular a produção de sebo e equilibrar o pH da pele. Pensando nisso a Phytotratha desenvolveu a linha Skin Acne Control ideal para tratar e prevenir o aparecimento da acne. Formulada com extratos naturais de alta performance, com ação cicatrizante, anti-inflamatória, antisséptica, adstringente, reduz e desobstrui os poros controlando a oleosidade. Atuando em todos os ciclos da acne, promovendo a sua melhora.


Conheça outras

Matérias Relacionadas